sexta-feira, 26 de junho de 2020

Hora da notícia

Olá, caros alunos e alunas!
Acreditamos ser importante termos aqui neste espaço de aprendizagem, além de debates teóricos, também reflexões sobre fatos e acontecimentos, pois assim estaremos conectados com as noticias atuais que envolvem a inclusão.
Desta forma, ressaltamos a recente portaria 545, publicada em 18 de junho de 2020, que  acabava com incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação, sendo esta a última ação do, até então, ministro da educação Abraham Weintraub. O que para ele, era uma missão a cumprir antes de deixar o cargo.
O "mal" feito pelo ex-ministro foi contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) por partidos da oposição, alegando o retrocesso na garantia dos direitos fundamentais. Em vigor desde 2016, a portaria original previa que as Universidades Federais criassem sistemas de reserva de vaga para esses públicos em cursos de Mestrado e Doutorado.
Após causar muitas polêmicas, no dia 23 de junho de 2020, saiu então uma nova portaria, de número 559, na qual o atual ministro interino Antonio Paulo invalidou a portaria desastrosa assinada por Weintraub.
Essa notícia pode ser conferida aqui: https://www.cartacapital.com.br/politica/governo-volta-atras-e-revoga-portaria-assinada-por-weintraub-sobre-cotas/
Mediante este fato, uma medida inclusiva prevaleceu assegurada, mas precisamos estar atentxs aos ataques constantes que as possibilidades inclusivas sofrem cotidianamente e refletirmos sobre os motivos que tornam a inclusão tão difícil de ser efetivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÁLISE DE CONTEÚDO - PIBITI/PIBIC 2021-2022

Nos dias 30 de novembro de 2021 e 14 de dezembro de 2021 foi debatido nas nossas reuniões, o livro Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, q...