sexta-feira, 26 de junho de 2020

Inclusão: utopia ou possibilidade?

Nosso primeiro diálogo é sobre inclusão.
Será que realmente sabemos o que é inclusão e a praticamos em nosso cotidiano?
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, inclusão diz respeito a práticas sociais aplicadas a todos os setores da sociedade (trabalho, arquitetura, lazer, educação, cultura, e atitudes) que tenham como objetivo promover e potencializar a participação de todxs na dinâmica social, sem que haja discriminação.
Desse modo, cabe pensarmos na igualdade.
Vamos falar um pouco sobre o Princípio Constitucional da Igualdade?
O que significa isso para vocês?
A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, diz: "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes".
O princípio da igualdade consagrado pela Constituição impede que possam criar tratamentos abusivos diferenciados a pessoas que se encontram em situação idêntica e que venham a aumentar as desigualdades. O princípio da igualdade pressupõe também que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual. O que se busca é uma igualdade proporcional pois não se pode tratar igualmente situações provenientes de fatos desiguais. O principio da isonomia significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, ou seja, na exata medida de suas desigualdades. 
Observemos a imagem:



Como podemos ver na figura acima, o jacaré não teria como tomar o sorvete sem uma pequena e atenciosa "ajudinha", nesse caso, um recurso que potencializasse sua capacidade. É preciso usarmos de nossa sensibilidade e empatia para perceber o outro, enxergar suas reais necessidades. Assim, refletimos que é necessário usarmos o conhecimento para aplicar as mais eficientes maneiras de agir diante as diferenças, propiciando a participação de todxs na sociedade.
Desse modo, a inclusão não é uma utopia, mas possibilidades de modos de ser e estar no mundo que vislumbrem a efetiva participação dos sujeitos na dinâmica social, enfrentando o preconceito e discriminação.
Em breve, discutiremos sobre a inclusão na educação e a Educação Inclusiva.
Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÁLISE DE CONTEÚDO - PIBITI/PIBIC 2021-2022

Nos dias 30 de novembro de 2021 e 14 de dezembro de 2021 foi debatido nas nossas reuniões, o livro Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, q...