sexta-feira, 24 de julho de 2020

Educação Inclusiva: Que educação é essa?

Bom dia, pessoal!
Como vocês estão?
Desejamos que estejam bem e se cuidando!
Hoje estamos aqui para falar de um tema que é muito falado em nosso cotidiano, sobremaneira, no cotidiano escolar: a educação inclusiva.
Utilizamos a expressão educação inclusiva com frequência para nos referirmos à inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) na sociedade e nas classes regulares de instituições de ensino também regulares. Todavia, quando falamos de educação inclusiva, não podemos restringir a inclusão para o âmbito da deficiência, pois incluir significa possibilitar condições igualitárias de acesso à escolarização e à aprendizagem para todos, independente de condição social, cor, etnia, religião, orientação sexual e existência de deficiências e/ou transtornos diversos.
Pensar uma educação inclusiva implica pensar em processos formativos e educacionais capazes de atender as necessidades e especificidades de todos os sujeitos que fazem parte da escola, não somente dos que são diagnosticados com alguma deficiência.
Entretanto, sabemos que é um grande desafio promover a educação inclusiva, pois são muitas as diferenças existentes entre nós, seres humanos, e que precisam ser atendidas no espaço escolar.
A fim de despertar e auxiliar a reflexão de vocês acerca da educação inclusiva e do desafio que é promovê-la do ponto de vista prático, disponibilizamos para download no link abaixo dois livros que contribuem bastante para pensarmos sobre inclusão, educação inclusiva e práticas inclusivas.


O primeiro livro "Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?" de autoria de Maria Teresa Eglér Mantoan apresenta uma discussão sobre o que é necessário para tornar a inclusão escolar uma realidade, enfocando não somente as deficiências, mas abrangendo toda a comunidade escolar. A obra é dividida em três partes nas quais a autora compartilha com o leitor suas reflexões teóricas acerca dos problemas e dúvidas centrais que pairam sobre a docência quando o assunto é educação e práticas inclusivas, trazendo uma análise sobre a legislação referente à inclusão e também exemplos da sua própria trajetória educacional.
O segundo livro "O desafio das diferenças nas escolas" é organizado pela mesma autora e reúne uma série de iniciativas educacionais voltadas para a transformação das escolas em espaços efetivamente inclusivos tanto do ponto de vista da acessibilidade quanto do ponto de vista do ensino e aprendizagem.
Desejamos uma boa leitura e em breve retornaremos com novas reflexões.
Um abraço virtual!
Isabela e Mônica

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